Parte II da pesquisa e prática relacional com árvores que tenho chamado de DIÁLOGOS SUBSTANCIAIS.
Seiva originalmente é um conto que em breve será publicado aqui. Inspirado diretamente na Chichá do Arouche, é uma ficção especulativa retroalimentado tanto pelas pesquisas sobre a árvore, personagens do entorno e também por alguns trabalhos que venho realizando com outras plantas, como por exemplo, Lápides e os recortes abaixo. Ambos fazem parte da narrativa e se expandem no mundo material presente. A vocação de Seiva é um dia também virar um filme de animação.





Poemas
Recortes em papel e madeira
Dimensões variadas

Aforismos
Cerâmica
Dimensões variadas






Chichá do Arouche, 2022
Publicação
20 x 25cm


inverno, 2021 (símbolos)
nanquim sobre papel (20X40cm)



Testemunha Secular é um projeto inspirado por árvores centenárias de grandes centros urbanos. A primeira delas é a Chichá do Arouche, como seu próprio nome indica, habitante do Largo do Arouche, na cidade de São Paulo.
curiosidade e histórias sobre a chichá:
estima-se que a Chichá (Sterculia chicha) esteja no local há mais de 200 anos. Nos cartões postais da primeira metade do século XX ela já era gigantesca. A árvore tem cerca de 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro de tronco e foi testemunha das diversas transformações da cidade de São Paulo. Estima-se que ela nasceu no século XIX em uma paisagem ainda rural, na propriedade do General José Toledo de Arouche Rendon. Outra curiosidade é que indígenas brasileiros batiam nas raízes dessas espécies pra se comunicar por códigos nas florestas, pois ressoa como tambores.